Taking me down to the Paradise City

Coisei dois robozinhos pra me ajudar na mudança do Twitter pro Bluesky

Taking me down to the Paradise City

Deletei meu Twitter.

Não, não deletei a conta, o @borbs continua lá e provavelmente continuará até que o Elon Musk resolva meter um FORMAT C:\ no Pentium 100 onde o site outrora conhecido como Twitter tá rodando – eu ainda preciso trabalhar, né?

Mas eu deletei, sim, o app do meu celular. Já tem quase uma semana e, preciso dizer, quase não tá fazendo falta. Primeiro porque agora eu consigo entrar em outros apps (que a gente sabe que se lê áps, ou éps, não apepês, né?) sem abrir sem querer o passarildo. Segundo porque é tão, mas TÃO gostoso não ser soterrado pelas piores notícias e piores pessoas emitindo as piores opiniões da história da humanidade que, nossa. Terceiro porque eu tou fixando residência no Bluesky de uma vez por todas.

A foto que aparece quando você abre o app do Bluesky foi tirada por Jake Weirick. E o uso dela é grátis, lá no Unsplash. Que coisa, né?

Meus amigos já estão todos lá, o clima do ambiente é realmente gostoso e os esquemas de block são comparáveis aos do Facebook / Instagram, uma vez que você realmente não consegue nunca mais encontrar a pessoa e, se o fizer, não consegue apertar um botão e ver tudo aquilo que você não queria ver e por isso bloqueou em primeiro lugar.

"Tá, mas então porque quase não tá fazendo falta, Borbs?" Bem... porque jornalismo e curadoria de conteúdo ainda não é o forte por lá. Nesses primeiros dias acessando somente o Bluesky, senti falta de duas coisas principalmente: notícias do Corinthians (o Roger Guedes ia embora ou não?) e algumas coisinhas simples sobre cinema -- aquelas hardnews que, na época do JUDAO.com.br, publicávamos no @JUDAONews, resumindo tudo nos saudosos 140 caracteres, do jeito que tinha de ser no Twitter.

Por ainda estar em Beta, ser só por convite e essas coisas, de fato não vale tanto o investimento de tempo e pessoas pra abastecer o Céu Azul com seus conteúdos -- ainda que eu acredite que o pioneirismo tem suas vantagens nessas horas. Mas, por exemplo, tem conta lá no Twitter com algumas vezes mais seguidores que o Bluesky tem de usuários. Compressível, no mínimo.

Porém, contudo, entretanto, todavia, se tem algo com pessoal e tempo absolutamente livres nesse momento... sou eu. E, exatamente como a gente fez com adesivos e janelas no nosso quarto de adolescência, resolvi deixar o meu Bluesky mais aconchegante, pra mim e quem mais estiver ali, e me meti a criar robôs que pegam conteúdo da finada ave e o levam direto para o céu.

Dois, mais precisamente.

CLARO que isso teve um tanto de "preciso fazer algo pela minha saúde mental", já que vamos de quase meio ano sem emprego, dois meses sem absolutamente nenhuma renda, e ficar pensando nisso não ajuda muito; teve também um hiperfoco enorme, me fazendo preferir mexer em código que eu nem conheço a, sei lá, descansar e dormir. Mas aí eu encontrei um repositório no GitHub, o autor é mais do que legal e aí pronto: colei adesivos novos nessa minha janela para o céu azul!

O primeiro deles é um clone do @DiscussingFilm que, lá no Twitter, usa o formato de MICROBLOG pra trazer notícias, imagens e trailers de filmes mais HOLLYWOODIANOS por assim dizer -- o que, além de não precisar de esforço de leitura, ainda deixa a Skyline mais bonita. Ele tá disponível aqui, pra quem quiser seguir.

O outro é, claro, com notícias do Corinthians, novamente usando fontes que ou publiquem links diretos para as reportagens, ou coloquem no próprio tweet as informações e dados. Esse tá aqui.

Ambos verificam a cada 5 minutos, mais ou menos, se tem coisa nova e, aí, publicam no Bluesky automaticamente. Mas como, se desde que o Kiko do Foguete assumiu, fica cada vez mais impossível (e difícil) acessar os conteúdos que a gente cria por lá e ele que monetiza?

Uma epifania me fez pesquisar e encontrar essa instância do Nitter, que te permite acessar tudo do Twitter, sem conta e sem dar um pageviewzinho que seja pra bilionário. Ela também libera um feed RSS -- que, sim, o maldito também barrou -- e pronto. Tá feita a mágica.

Tou pensando agora em fazer outros desses, tanto pra outras contas que me interessem pessoalmente, quanto outras que possam ser de interesse público ou de outras pessoas físicas também. Quem quiser, porém, pode meter o garfo no repositório original pra brincar com isso! Tá ficando cada vez mais estável e, apesar de manjar o básico do básico de programação muito básica, tá cheio de contribuições minhas (mesmo que na teoria, hehe).

E é isso, né gente? Vamo todo mundo pro Bluesky, onde a grama é mais verde, garotes mais bonites... Nosso Lar (sem [muito] trocadilho). ;)