đź« 

Eu pedi pro ChatGPT um título pra esse texto e ele mandou "sonhos de infância e a frustração da realidade adulta" e me senti como esse emoji aí... :P

đź« 

Lembrei agora de quando eu era moleque, início da adolescência, e fazia projetos de uma embarcação pra pescar no lago do condomínio onde meus tios-avós tinham um sítio (ou uma chácara, sei lá a diferença), em Vinhedo.

Além da ideia de eventualmente ir até o meio do lago, esse barquinho (que tinha teto), poderia me levar uns cinco metros pra frente de onde eu costumava pescar, onde tinha uma... coisa de concreto.

O que era aquilo? Não sei. Mas nunca ninguém deixou eu nadar até lá e a ansiedade da minha mãe me fazia crer que se eu entrasse naquele lago eu encostaria nos mais nojentos tipos de superfície. Mal encostava a mão, jamais encostei o pé, imagina entrar no lago.

Nem construí o barco, no caso. Não sei se foi porque não deu tempo, já que o sítio / chácara foi vendido uns anos depois, ou porque a fase de jovem sonhador acabou rápido. Mas eu tava aqui pensando em construir uma casa e lembrei disso.

Sim, eu mesmo construir. Como se fosse uma caixa de tijolos, literalmente, e ser feliz lá dentro e onde eu bem entendesse. Porque porra, bicho... esse negócio de capitalismo destrói a gente que já sonhou um dia.

Nessa mesma época em que eu tive momentos de engenheiro naval, eu tentava convencer meu pai a comprar um sítio, ou chácara. Teríamos dois cachorros, um Pastor Alemão e um Boxer (um eu sei que se chamaria Willie Nelson, o outro não lembro) e eu realmente acreditei que isso era possível, por mais que eu nunca tenha recebido qualquer incentivo pra pelo menos sonhar com a ideia. Acabou que meu pai morreu sujando o nome dos dois filhos pra alugar uma casinha na Penha e eu tou num lugar que não parece que está fisicamente em nenhum ponto do universo. Existe o aqui dentro e existe o Tatuapé, Pompéia, Sumarezinho, onde eu não moro mais.

Agora, beirando os 40, eu fico aqui, vendo o pessoal em casas e apartamentos de frente pro mar, aqueles apartamentos do The Circle, uma casa com piscina tipo a da minha ex lá de Ribeirão Preto e... eu nunca vou chegar perto daquilo, né? Nem alugando, infinitamente menos comprando. No máximo uma diária de Airbnb e, ainda assim, no sufoco.

Por que caralhos precisa existir a geografia, a física, faculdades de engenharia e, principalmente, o dinheiro? Por que não posso escolher um lugar legal, juntar uns tijolos e ficar lá dentro?

Sei lá, tava pensando nisso mais do que eu gostaria...

‎ ‎